quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Relação Parasito-Hospedeiro

Parasitas são organismos que vivem em associação com outros aos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo.



Nos sistemas parasita-hospedeiro, dois organismos com informação genética muito diferente vivem juntos, freqüentemente um dentro do outro. "Entre parasitas e hospedeiros existe uma co-evolução. Parasitas estão constantemente evoluindo para maximizar infectividade e otimizar virulência. Os hospedeiros têm de evoluir rapidamente para minimizar infectividade e virulência dos parasitas"


Amebíase

                      


A causa da amebíase se dá pela infecção de protozoário (Entamoeba histolytica), que pode se beneficiar de seu hospedeiro sem causar benefício ou prejuízo, ou ainda, agir de forma invasora. Neste caso, a doença pode se manifestar dentro do intestino ou fora dele. 
Seus sintomas podem variar de dor abdominal de leve a muito forte, sangue nas fezes, forte diarréia, além de febre e calafrios.
A amebíase é transmitida ao homem através do consumo de alimentos ou água contaminados por fezes com cistos amebianos, falta de higiene domiciliar e, também, através da manipulação de alimentos por portadores desse protozoário. A prevenção se dá através de medidas higiênicas mais rigorosas, não consumir água de fonte duvidosa, higienizar bem verduras, frutas e legumes antes de consumi-los, lavar bem as mãos antes de manipular qualquer tipo de alimento, e, principalmente após utilizar o banheiro.